Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Angioma Cavernoso



Angioma cavernoso, também conhecido como malformação cavernosa cerebral (CCM), hemangioma cavernoso, e cavernoma, é uma desordem vascular do sistema nervoso central que podem aparecer esporadicamente ou por herança autossômica dominante .

Esta doença é caracterizada por vasos sanguíneos dilatados grosseiramente com uma única camada de endotélio e de uma ausência de tecido neuronal dentro das lesões. Esses vasos de paredes finas assemelham cavidades sinusoidais cheia de sangue estagnado. Os vasos sanguíneos em pacientes com CCM pode variar de poucos milímetros a vários centímetros de diâmetro. As lesões geralmente se assemelham a CCM framboesas na estrutura externa.

Muitos pacientes vivem a vida inteira sem saber que têm uma malformação cavernosa cerebral. Outros pacientes podem ter sintomas graves como convulsões, dores de cabeça, paralisia, hemorragias no cérebro (hemorragia cerebral, ou acidente vascular cerebral hemorrágico), e até mesmo a morte. A natureza e gravidade dos sintomas dependem da localização da lesão no cérebro. Aproximadamente 70% destas lesões ocorrem na supratentorial região do cérebro, enquanto os restantes 30% ocorrem na região infratentorial. Os angiomas cavernosos também podem ocorrer na medula espinhal.

Os sintomas clínicos da doença incluem recorrentes dores de cabeça, déficits neurológicos focais, hemorrágica curso, e as apreensões, mas CCM também pode ser assintomática. O diagnóstico é mais comumente feito acidentalmente pela rotina de ressonância magnética (MRI) de rastreio, mas a detecção é muito mais provável através de uma técnica de imagem específica conhecida como um gradiente-eco seqüência de ressonância magnética, que pode mascarar ou punctate pequenas lesões que outro modo, permaneceriam sem serem detectados. Essas lesões são também mais visíveis em imagens FLAIR em relação ao T2 padrão de pesagem. FLAIR imagem é diferente a partir de seqüências de gradiente, ao contrário, é semelhante a T2 peso, mas suprime o sinal de fluxo livre de fluido. Às vezes CCMs repouso pode ser revelado como achados ocasionais durante exames de ressonância magnética ordenada por outros motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário