Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ASCITE OU BARRIGA D'ÁGUA


Ascite é a acumulação de líquido na cavidade abdominal. Também é chamada barriga-d'água. A quantidade de líquido pode ser tão pequena que só a descobrimos pela ecografia abdominal ou atingir 25 litros e causar um volumoso aumento do abdômen

O aumento do volume abdominal pode ser visível. Às vezes, só é percebido porque a cintura da roupa ficou apertada ou pelo surgimento de hérnias abdominais ou inguinais.O desenvolvimento da ascite costuma ser lento e progressivo, ao longo de semanas a meses, sem que ocorram dor ou outras alterações. Metástases de câncer em algum órgão abdominal podem gerar dor contínua, geralmente moderada. Na insuficiência cardíaca pode ocorrer desconforto e dor no lado direito e superior do abdome.Ascite de grande volume – é capaz de conter mais de 10 litros – torna o abdome muito saliente, duro e desconfortável, desencadeando azia e dificuldade respiratória. A ascite pode ser percebida antes mesmo de que a doença que lhe deu origem tenha sido identificada.

O tratamento é o da doença causadora da ascite, ou seja, manejo da cirrose, da insuficiência cardíaca, do câncer, da infecção, da desnutrição, etc. Nos casos de ascite muito volumosa, usa-se remédio para urinar mais (diurético), restrição da ingestão de sal, podendo-se realizar uma paracentese de alívio, um procedimento pouco invasivo no qual o abdômen é puncionado para esvaziamento do líquido sob anestesia local.

2 comentários: