Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

causas das lesões celulares

As causas das lesões celulares variam de grande violência fisica externa de um acidente de automovel a causas endogenas, tais como mutações geneticas sutis causando a ausência de uma enzima vital que altera a função metabolica normal. A maioria dos estimulos nocivos pode ser agrupada nas seguintes categorias.
Ausência de Oxigenio: Hipóxia significa deficiência de oxigenio, causando lesão celular pela redução da respiração aerobica oxidativa.
Agentes Físicos: Agentes físicos capazes de causar lesão celular incluem o trauma mecânico, temperaturas extremas, mudanças bruscas na pressão atmosferica, radiação e choque eletrico.
Agentes Químicos e Drogas: Substâncias químicas simples como a glicose ou o sal em concetrações hipertônicas podem lesão celulaer diretamente ou pela alteração da homeoestasia eletrolítica das células.
Agentes Infecciosos: Esses agentes variam de vírus submicroscópicos a grandes solitárias. Entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos, e formas mais desenvolvidas de parasitas.
Reações Imunologicas: Reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga é um exemplo importante, e as reações aos autos-antigenos são responsaveis por varias doenças auto-imunes.
fonte(robbins & cotran, patologia-bases patologicas das doenças, elsevier, rio de janeiro, 2005) adaptado.


Como podemos ver existem varios fatores que causam lesões celulares, e esses fatores vão de pequenas lesões, por exemplo um machucado no dedo, até leões extremas como queimaduras de 3º grau, e  esses são apenas exemplos de agentes físicos, pois como foi dito pelo Robbins, as lesões celulares podem ser de varios tipos de agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário