Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 14 de agosto de 2010

mecanismos das lesões celulares

Os mecanismos que causam as lesões celulares podem ocasionar uma pequena lesão que pode ser reversivel, até grandes lesões que iram mudar a célula instantaneamente, essas variações iram depender dos agentes causadores, das doses que iram ser submetidos e etc.
As lesões elas podem se dar de dois tipos:
Lesão Reverssivel- é aquela em que a célula sofre um impacto que altera a sua estrutura, mas não o suficiente para matar-la, com tempo ela consegue voltar a sua forma e função normal.
Lesão Irrevessivel- é aquela onde ha morte da célula, ou seja, ela não mais conseguira voltar a sua função normal.
Quando ha uma lesão irrevessivel, no momento em que houve a morte, a morfologia da célula não sofre nenhuma alteração, passando algum tempo a célula passa a sofrer mudanças na sua estrutura intra-célular, mas essas mudanças só são visiveis a microscopia eletronica. Passando mais um tempo depois da morte as alterações elas passam a ser visiveis a microscopia ótica, onde a morfologia da célula esta totalmente alterada. E por fim, depois de passado algumas horas depois da morte célular, as alterações passam a ser macroscopias, ou seja, visiveis a olho nu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário